Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Bisfenol-A: cuantificacion en orina de mujeres embarazadas por cromatografia gaseosa-espectrometria de masa / Bisfenol-A: quantification in urine of pregnant women by gas chromatography-mass spectrometry / Bisfenol-A: quantificacao em urina de gestantes por cromatografia gasosa-espectrometria de massa

Cases, Gabriel Guillermo; Uicich, Raul Eduardo; Kandel Gambarte, Paula; Vazquez, Marcela Liliam; Moix, Claudio Fernando; Ferloni, Analia; Vidal, Flavia Alejandra; Otano, Lucas; Figar, Silvana; Aragone, Soledad; Gimenez, Maria Isabel.
Acta bioquím. clín. latinoam ; 54(1): 61-68, mar. 2020. graf, tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-1130580
O uso de bisfenol-A (BPA) ao nivel da industria global foi aumentando nos ultimos anos, e foram os mercados emergentes que deram impulso a essa demanda crescente. As aplicacoes de BPA na industria de alimentos e bebidas representam apenas 3 a 4% do consumo global de policarbonato, mas seu uso esta sendo reexaminado visto que varios trabalhos cientificos indicando a existencia de uma relacao direta entre o BPA e os efeitos adversos na saude foram conhecidos. A contaminacao dos alimentos e bebidas e produzida pela migracao de BPA das embalagens que os contem (alimentos enlatados, vinhos, etc.) e e a principal fonte de exposicao em humanos. Para avaliar esta exposicao, foi desenvolvido e avaliado um metodo analitico por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas para a quantificacao do BPA total na urina de gestantes atendidas no Hospital Italiano de Buenos Aires em 2013, com um limite de quantificacao de 2,0 ng/mL e um limite de deteccao de 0,8 ng/mL. Das 149 amostras de urina analisadas, 66,4% foram quantificaveis, com uma mediana de BPA total de 4,8 ng/mL (4,3 ng/mg de creatinina) e a media geometrica de 4,8 ng/mL (4,7 ng/mg de creatinina).
Biblioteca responsável: AR144.1
Selo DaSilva