Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reducción de la ingesta de alimento balanceado por consumo de agua endulzada con sacarosa en ratas Wistar / Reduction of balanced food intake by consumption of water sweetened with sucrose in Wistar rats

Méndez Gaspar, Valeria; Sánchez Meza, Karmina; López Alcaraz, Fátima; Palacios Fonseca, Alin Jael; del Toro Equihua, Mario; Montero Cruz, Sergio Adrián; Hummel, Janet; Cerna Cortés, Jorge Francisco; Cerna Cortés, Joel.
Acta bioquím. clín. latinoam ; 54(3): 279-284, set. 2020. tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-1130602
O açúcar comum, obtido a partir da cana de açúcar, é o adoçante mais utilizado na elaboração dos alimentos. O açúcar é importante para a geração de energia; necessário para a síntese de ácidos graxos e de ácidos nucleicos. Previne o estresse oxidativo e o desenvolvimento de anemia. No entanto, seu consumo pode causar cárie dentária, diabetes, obesidade, arteriosclerose e outras patologias. No presente trabalho, foi avaliado o efeito da ingestão crônica de água adoçada com sacarose a 30% sobre o consumo de alimentos ricos em nutrientes, perfil lipídico, concentração sérica de glicose e alguns marcadores do estado nutricional, como o peso. e as proteínas séricas totais em ratos Wistar machos. A água adoçada com sacarose a 30% foi administrada a um grupo de 9 ratos Wistar por 3 meses, tendo como grupo controle um grupo de 9 ratos que beberam água natural. O consumo de alimentos entre os dois grupos e os marcadores de química sanguínea foram analisados no final do tratamento. Os níveis de glicose, lipídios e proteínas séricas totais foram medidos por espectroscopia. Os resultados mostraram que o consumo de água adoçada com sacarose a 30% reduziu em mais de 90% o consumo de alimentos ricos em nutrientes, no entanto, não afetou o perfil lipídico, o nível de glicose em sangue nem o nível de proteínas séricas totais. O consumo de água adoçada com sacarose poderia levar à desnutrição no longo prazo, visto que produz uma redução na ingestão de alimentos ricos em nutrientes.
Biblioteca responsável: AR144.1
Selo DaSilva