Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise simultânea dos conceitos de ansiedade e medo: contribuições para os diagnósticos de enfermagem / Análisis simultáneo de los conceptos de ansiedad y temor: contribuciones a los diagnósticos de enfermería / Simultaneous analysis of the concepts of anxiety and fear: contributions to nursing diagnoses

Mercês, Claudia Angélica Mainenti Ferreira; Souto, Jaqueline da Silva Soares; Souza, Priscilla Alfradique de; Chagas, Marléa Crescêncio; Weiss, Carleara; Benevides, Andrea Barroso; Brandão, Marcos Antônio Gomes.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(2): e20200189, 2021. tab, graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1133836
Resumo Objetivos Realizar a análise simultânea dos conceitos de ansiedade e medo. Método Análise simultânea de conceitos com base nas nove etapas propostas por Haase, Leidy, Coward, Britt e Penn. Resultados 43 artigos foram incluídos a partir de uma busca em cinco bases de dados. 51 atributos, 26 antecedentes e 10 consequentes foram identificados a partir da análise destes conceitos. Esta análise revelou que a ansiedade e o medo são conceitos subjetivos, multidimensionais e com altos graus de abstração. Conclusão A análise simultânea da ansiedade e do medo possibilitou o refinamento destes diagnósticos e a proposição de modificações em seus componentes. Implicações para a prática A análise destes conceitos possibilitará a identificação precisa destes fenômenos na prática clínica, proporcionando maior acurácia diagnóstica.
Biblioteca responsável: BR442.1
Selo DaSilva