Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Floor Maze Test as a predictor of cognitive decline in older adults living in nursing homes / Floor Maze Test como preditor de declínio cognitivo em idosos residentes de instituições de longa permanência

Almeida, Creso Alberto Bem de; Figueiredo, Luiz Felipe da Silva; Plácido, Jéssica; Silva, Felipe de Oliveira; Maciel-Pinheiro, Paulo de Tarso; Monteiro-Junior, Renato Sobral; Deslandes, Andrea Camaz; Laks, Jerson.
J. bras. psiquiatr ; 69(2): 88-92, abr.-jun. 2020. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1134946

OBJETIVO:

Pesquisas em instituições de longa permanência para idosos (ILPI) mostram uma associação entre o aumento de risco de declínio cognitivo e o comprometimento das habilidades de navegação espacial dos idosos. A navegação espacial pode ser definida como uma habilidade complexa, que depende de funções cognitivas e motoras, emergindo como um importante marcador de estadiamento da demência. O presente estudo teve por objetivo comparar a navegação espacial de idosos saudáveis; institucionalizados e com demência

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo de corte transversal com 78 idosos (saudáveis = 37, demência = 22, institucionalizados = 19) avaliados por meio do Miniexame do estado mental (MEEM), Floor Maze Test (FMT) e 8-foot-up-and-go (8UG). Uma ANOVA One-way foi realizada para comparar os grupos.

RESULTADOS:

Como esperado, o grupo saudável foi mais ágil, tanto no FMT imediato (X2 = 31,23; p < 0,01) quanto no tardio (X2 = 41,21; p < 0,01). Quando comparados os grupos demência e institucionalizados, não houve diferença significativa no MEEM e FMT tardio. Porém, os idosos institucionalizados mostraram piores resultados que o grupo demência no FMT imediato (p < 0,01) e no teste 8UG (p < 0,01).

CONCLUSÃO:

Os resultados indicam um pior desempenho na navegação espacial, função executiva e habilidades motoras dos idosos em ILPI e com demência. A possibilidade de idosos institucionalizados serem subdiagnosticados deve ser considerada.
Biblioteca responsável: BR14.1
Selo DaSilva