Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cargas de trabalho na Estratégia Saúde da Família: interfaces com o desgaste dos profissionais de enfermagem / Cargas de trabajo en la Estrategia de Salud Familiar: interfaces con el desgaste de los profesionales de la enfermería / Workloads in the Family Health Strategy: interfaces with the exhaustion of nursing professionals

Mendes, Mariana; Trindade, Letícia de Lima; Pires, Denise Elvira Pires de; Biff, Daiane; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Vendruscolo, Carine.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03622, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1136628
RESUMO Objetivo Identificar as cargas de trabalho de equipes de enfermagem que atuam na Estratégia Saúde da Família nas cinco regiões do Brasil e as interfaces com o desgaste desses profissionais. Método Estudo qualitativo com profissionais de enfermagem de 20 Unidades de Saúde da Família, de oito munícipios das cinco regiões do país. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação, sendo analisados segundo preceitos da análise temática e do referencial teórico de cargas de trabalho. Resultados Participaram 79 profissionais. As cargas de trabalho foram relacionadas a problemas estruturais e gerenciais, destacando-se as psíquicas devido ao excesso de demanda e à falta de profissionais, as fisiológicas pela sobrecarga de atividades que geram dores físicas e exaustão, as físicas e mecânicas em função das inadequações no ambiente de trabalho e equipamentos, as biológicas pela presença de micro-organismos e as químicas devido à exposição a poeiras e fumaças. Conclusão As fontes que elevam as cargas de trabalho são semelhantes nas cinco regiões, indicando forte influência das cargas psíquicas e fisiológicas nos padrões de desgaste da enfermagem. Entretanto, divisão e planejamento das ações em equipe e afinidade com o modelo assistencial reduzem as cargas de trabalho.
Biblioteca responsável: BR41.1
Selo DaSilva