Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Auditoria: uma tecnologia de gestão para qualificação do processo de enfermagem / Auditoría: una tecnología de gestión para la cualificación del proceso de enfermería / Audit: a management technology for qualification of the nursing process

Bitencourt, Júlia Valéria de Oliveira Vargas; Pinheiro, Larissa Jaíne; Percisi, Andressa Reginatto; Parker, Alexander Garcia; Teixeira, Ariel Larissa Scolari; Bertocello, Kátia Cilene Godinho.
Rev. baiana enferm ; 34: e36251, 2020. tab, graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1137047

Objetivo:

relatar o desenvolvimento de uma tecnologia de auditoria para aplicabilidade das etapas do Processo de Enfermagem em um Hospital do Oeste de Santa Catarina.

Método:

relato de experiência envolvendo enfermeiros e docentes de enfermagem.

Resultados:

foi possível estruturar um fluxograma discriminando o passo a passo dos procedimentos de auditoria na instituição hospitalar, bem como mostrar os indicadores utilizados para analisar os aspectos designados no instrumento de auditoria. Os dados foram analisados e discutidos com os enfermeiros em "rodas de conversa" visando o aperfeiçoamento.

Conclusão:

a experiência permitiu perceber que para a implementação do Processo de Enfermagem na prática clínica dos serviços de saúde é vital estabelecer conjuntamente o processo de auditoria. A implantação de uma comissão estruturada no Hospital em estudo, preocupada em desenvolver tecnologias de gestão para qualificação do cuidado e estruturada de forma coletiva e participativa, foi fundamental para o sucesso das ações.
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva