Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atividades de enfermagem que contribuem para a qualidade dos cuidados: análise fatorial confirmatória da escala / Actividades de enfermería que contribuyen para la calidad de los cuidados: análisis factorial confirmatoria de la escala / Nursing activities that contribute to the quality of care: confirmatory factorial analysis of the scale

Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Tronchin, Daisy Maria Rizatto; Teles, Paulo João Figueiredo Cabral; Trindade, Letícia de Lima; Silva, João Miguel Almeida Ventura da.
Rev. baiana enferm ; 34: e36432, 2020. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1137080

Objetivo:

analisar a estrutura fatorial da Escala de Percepção das Atividades de Enfermagem que Contribuem para a Qualidade dos Cuidados.

Método:

estudo metodológico com participação de 3.451 enfermeiros de 36 hospitais portugueses. Além da realização da análise fatorial confirmatória, para avaliação da confiabilidade do modelo fatorial obtido, utilizou-se o alfa de Cronbach e a confiabilidade compósita.

Resultados:

os pesos fatoriais da solução encontrada foram majoritariamente elevados; os valores dos índices de ajustamento do modelo foram razoáveis; o alfa de Cronbach foi elevado para a totalidade da escala e para cinco dimensões, sendo aceitável em apenas uma dimensão. A confiabilidade compósita também foi elevada em cinco dimensões, excepto em uma, considerada como aceitável. Todas as atividades apresentaram uma confiabilidade individual elevada.

Conclusão:

em comparação com a escala original, o modelo fatorial identificado contempla seis dimensões e não sete, produzindo uma escala confiável e válida, passível de aplicação no contexto hospitalar.
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva