Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

200 years of Florence Nightingale: contributions to the professional practice of nurses in hospitals / 200 años de Florence Nightingale: contribuciones a la práctica profesional de los enfermeros en los hospitales / 200 anos de Florence Nightingale: contribuições para a prática profissional dos enfermeiros nos hospitais

Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Trindade, Letícia de Lima; Fassarella, Cintia Silva; Silva, João Miguel Almeida Ventura da; Faria, Ana da Conceição Alves.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.5): e20200179, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1137709
RESUMO

Objetivo:

Analisar a concordância dos enfermeiros, que trabalham em instituições hospitalares, acerca das concepções de Florence Nightingale sobre enfermagem, pessoa, saúde e ambiente.

Método:

Estudo quantitativo, observacional e transversal, com participação de 3.451 enfermeiros de 36 hospitais portugueses. A coleta de dados realizou-se de julho de 2015 a março de 2016, mediante questionário. Para análise, recorreu-se à estatística descritiva e analítica.

Resultados:

Evidenciou-se que 60% a 70% dos enfermeiros participantes consideraram que as concepções de enfermagem, pessoa, saúde e ambiente de Florence Nightingale estão de acordo ou totalmente de acordo com a sua prática. As variáveis que influenciaram a concordância foram serviço, condição em que exercem a profissão, tempo de exercício profissional, grau acadêmico e região do país.

Conclusão:

As concepções de Florence Nightingale permanecem contribuindo para a prática profissional de enfermagem, sendo que a região e o serviço influenciam essa continuidade de forma significativa.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva