Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conflict management strategies used by Portuguese nurse managers / Estrategias de gestión de conflictos utilizadas por enfermeros gestores portugueses / Estratégias de gestão de conflitos utilizadas por enfermeiros gestores portugueses

Martins, Maria Manuela; Trindade, Leticia de Lima; Vandresen, Lara; Amestoy, Simone Coelho; Prata, Ana Paula; Vilela, Carlos.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.6): e20190336, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1137728
RESUMO

Objetivos:

analisar a percepção e estratégias de gerenciamento de conflitos utilizadas por enfermeiros na gestão de pessoas em serviços de saúde portugueses.

Métodos:

estudo descritivo, correlacional, realizado em serviços de saúde portugueses, com amostra não probabilística intencional, totalizando 95 enfermeiros gestores. Utilizou-se um questionário e Escala de Gestão de Conflitos, sendo analisadas as variáveis de atividades gerenciais e de gestão de conflitos, com auxílio de software.

Resultados:

identificou-se que 60% dos gestores referem ter que mediar conflitos diariamente, e a maioria relata adotar o diálogo na conduta. Entretanto, mediante teste Kruskal-Wallis, evidenciou-se que prevalecem as estratégias de imposição na gestão de conflitos (p = 0,008), sendo as colaborativas mais restritas à periodicidade mensal (p = 0,049).

Conclusões:

os gestores percebem a importância da colaboração na mediação dos conflitos, contudo, no cotidiano, tendem a manter as condutas impositivas, sinalizando para um estilo de liderança pouco transformacional.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva