Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing representativity in television health series / Representatividad de la enfermería en las series de televisión sobre salud / Representatividade da enfermagem nos seriados de saúde da televisão

Ferreira, João Caio Silva Castro; Correia, Victorugo Guedes Alencar; Otaviano, Domingas Maria Araújo; Soares, Ticianne da Cunha; Oliveira, Marcos Renato de; Torres, Raimundo Augusto Martins.
Texto & contexto enferm ; 29: e20180522, Jan.-Dec. 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1139734
RESUMO

Objetivo:

analisar como a enfermagem é representada pelos seriados que retratam o contexto dos cuidados clínicos em saúde.

Método:

estudo descritivo e exploratório, realizado em uma Instituição de Ensino Superior Pública. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com graduandos de enfermagem. A análise de dados foi feita por meio da análise de conteúdo, subsidiada pelos softwares IRAMUTEQ versão 0.7 e Statistical Package for the Social Sciences versão 22.0.

Resultados:

a análise dos dados permitiu a identificação de duas categorias relacionadas diretamente ao papel da enfermagem e as relações de poder entre os personagens. Ainda, apesar dos seriados televisivos serem comum entre os estudantes de enfermagem, estas não influenciaram os acadêmicos na escolha do curso. Entretanto, a percepção positiva, por parte de alguns entrevistados, esteve relacionada com a admiração ao campo da saúde humana, mas não com as personagens de enfermagem representadas nos shows televisivos.

Conclusão:

a enfermagem nos seriados de saúde não é percebida como categoria protagonista em suas responsabilidades no processo de cuidar, mas, somente como um grupo auxiliar. Percebe-se que a mídia reproduz o modelo biomédico, enfatizando o profissional médico como o personagem central no cuidado clínico.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva