Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relation between causes of hospitalization and self-care in older adults with diabetes mellitus 2 / Relação entre as causas de hospitalização e o autocuidado em idosos com diabetes mellitus 2 / Relación entre causas de hospitalización y el autocuidado en adultos mayores con diabetes mellitus 2

Figueiroa, Viviana Patricia Manão; Echevarría-Guanilo, Maria Elena; Fuculo Junior, Paulo Roberto Boeira.
Texto & contexto enferm ; 29(spe): e20190296, 2020. tab
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1139758
RESUMO

Objetivo:

analisar a relação entre o autocuidado e as causas de hospitalização de pessoas idosas com Diabetes mellitus tipo 2.

Método:

abordagem quantitativa, do tipo descritiva. Participaram idosos maiores de 60 anos, hospitalizados em um Centro de Responsabilidade Médico-cirúrgica, atendidos de agosto a dezembro de 2018, por complicações por Diabetes mellitus tipo 2. Foi aplicado instrumento de caracterização e o Teste de Capacidade e Percepção para autocuidado do idoso. Foram realizadas análises descritivas, de tendência central e de associação.

Resultados:

participaram 32 idosos, sendo 18 (56,3%) do sexo masculino. O tempo médio de diagnóstico foi de 17,1 anos (DS=12,6), 13 (31,7) idosos ingressaram ao hospital com problema de pé diabético e 10 (31,7) com descompensação metabólica. Com relação a capacidade e percepção para o autocuidado, 8 (25%) apresentaram-se adequados, 16 (50%) parcialmente adequado e 8 (25%) sem capacidade para o autocuidado ou déficit parcial. Houve associação significativa entre autocuidado e pertencer a um grupo social (p=0,009). Não houve associação estatística entre a capacidade e percepção para o autocuidado e as causas de hospitalização pé diabético (p=0,587) e descompensação metabólica (p=0,225). Em sete das oito dimensões se observou maior frequência de autocuidado adequado, mas na dimensão atividade física houve maior percentual de autocuidado inadequado 12 (37,5%).

Conclusão:

Não se identificou relação entre a capacidade e percepção para o autocuidado e as causas de hospitalização, entretanto, houve percepção baixa e déficit para o autocuidado. O estudo do autocuidado nesses pacientes é importante e permite intervir nos aspectos que estão inadequados ou com déficit.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva