Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Determinantes sociais da saúde de mulheres imigrantes haitianas: repercussões no enfrentamento da COVID-19 / Social determinants of health of Haitian immigrant women: repercussions in facing COVID-19

Souza, Jeane Barros de,; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss,; Pitilin, Erica de Brito,; Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas,; Vendruscolo, Carine,; Brum, Chris Netto de,.
Rev. eletrônica enferm ; 22: 1-8, 2020. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1141564

Objetivos:

Compreender as repercussões da COVID-19 no contexto dos determinantes sociais da saúde de mulheres imigrantes haitianas. Método Estudo qualitativo, tipo ação-participante, fundamentado nos pressupostos de Freire, realizando-se um Círculo de Cultura Virtual, com a participação de 11 mulheres imigrantes haitianas. Foram percorridas as etapas do Itinerário de Pesquisa Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico.

Resultados:

Nos diálogos emergiram o medo em relação à pandemia, escassos recursos econômicos, preconceito e racismo como aspectos dos determinantes sociais de saúde, que implicam na sua saúde mental das imigrantes, mas que referiram sentir-se acolhidas no Brasil. Conclusão A partir dos determinantes sociais da saúde, apresentados pelas mulheres imigrantes haitianas no enfrentamento da pandemia mostra- se relevante a articulação entre ações de promoção da saúde, com ênfase na competência cultural, de forma a estimular o empoderamento das pessoas.
Biblioteca responsável: BR584.1
Selo DaSilva