Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Virtual reality as complementary treatment in pain relief in burnt children / Realidad virtual como tratamiento complementario en alivio del dolor en niños quemados / Realidade virtual como tratamento complementar no alívio da dor em crianças queimadas

Scapin, Soliane; Echevarría-Guanilo, Maria Elena; Fuculo Junior, Paulo Roberto Boeira; Tomazoni, Andreia; Gonçalves, Natália.
Texto & contexto enferm ; 29: e20180277, Jan.-Dec. 2020. graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1145154
RESUMO

Objetivo:

relatar a utilização da realidade virtual e os seus efeitos sob parâmetros clínicos, dor e suas consequências no tratamento de duas crianças queimadas em um Centro de Tratamento de Queimados do Sul do Brasil.

Método:

relato de caso sobre a utilização da realidade virtual em duas crianças queimadas atendidas em um centro de tratamento de queimaduras de referência do sul do Brasil. Os dados foram coletados de janeiro a fevereiro de 2017, a partir das variáveis dor, distração, parâmetros clínicos (frequência cardíaca e saturação de oxigênio) e medicamentos analgésicos. As medidas foram realizadas em cinco momentos e a intervenção foi aplicada durante três dias. Foram anotados, também, os relatos e as reações das crianças, dos responsáveis e da equipe de enfermagem.

Resultados:

o uso da realidade virtual durante o curativo diminuiu a dor entre dois a quatro pontos da escala utilizada; a saturação de oxigênio manteve-se entre 96 a 98%; a frequência cardíaca obteve redução após a intervenção. As crianças relataram diversão, menor tempo pensando na dor e foram mais colaborativas durante o procedimento.

Conclusão:

esta tecnologia é inovadora no tratamento de crianças queimadas e mostrou-se eficaz para as variáveis analisadas. Novos estudos clínicos com uma amostragem maior são necessários no contexto brasileiro para contribuir com esses achados.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva