Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Emotions and coping strategies of men to the covid-19 pandemic in brazil / Emociones y estrategias de coping en los hombres frente a la pandemia del covid-19 en brasil / Emoções e estratégias de coping de homens à pandemia da covid-19 no brasil

Sousa, Anderson Reis de; Santana, Thiago da Silva; Moreira, Wanderson Carneiro; Sousa, Álvaro Francisco Lopes de; Carvalho, Evanilda Souza de Santana; Craveiro, Isabel.
Texto & contexto enferm ; 29: e20200248, Jan.-Dec. 2020.
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1145161
RESUMO

Objetivo:

analisar as emoções e as estratégias de coping de homens residentes no Brasil à pandemia da Covid-19.

Método:

estudo sócio-histórico, qualitativo, realizado com 200 homens residentes no Brasil. Realizou-se a aplicação de um formulário semiestruturado, disponibilizado em uma plataforma on-line entre março e maio de 2020. Os dados foram analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo e sustentados no referencial teórico de Coping.

Resultados:

as estratégias mais utilizadas pelos homens foram cumprimento das medidas de prevenção, fortalecimento do vínculo familiar/social, promoção do bem-estar psicológico, autocuidado, supressão emocional, externalização de sentimentos negativos, controle emocional, reavaliação positiva, investimento intelectual/qualificação profissional, manutenção de rotinas diárias, adaptação ao trabalho home office, prática de atividade física, controle de conflitos conjugais, aceitação e fortalecimento da crença e da fé.

Conclusão:

as estratégias de coping adotadas pelos homens estão focadas no seguimento de um protocolo de enfrentamento à pandemia, na significação e canalização da emoção e do sentido.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva