Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percursos de mulheres submetidas à cesariana no setor público de atenção à saúde / Routes of women submitted to cesariana in the public health care sector / Percursos de mujeres submetidas a la cesariana en el sector público de atención a la salud

Silva, Sarah Dias; Nakano, Andreza Rodrigues; Bonan, Cláudia.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1145872

Objetivo:

explorar os itinerários de cuidados à gestação e ao parto de mulheres submetidas à cesariana no setor público de saúde e analisar os elementos dos itinerários que colaboram para este desfecho.

Métodos:

estudo qualitativo no qual foram analisadas 16 entrevistas com usuárias do setor público, de municípios do Rio de Janeiro, entre os anos de 2011 e 2012, com intervalo de 6 a 18 meses pós-parto.

Resultados:

realizar o pré-natal em serviços de saúde, fazer exames laboratoriais e ultrassonográficos são cuidados presentes nos itinerários de todas as entrevistadas, e a participação da família reforça estes cuidados. A maioria sabia qual maternidade procurar para o parto e entendia que a via seria definida por indicações médicas.

Conclusão:

Prevalece o cuidado à dimensão biológica da gestação e do parto, e a cesariana aparece como parte do acervo de cuidados e não como uma escolha
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva