Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Primeiro caso de COVID-19 em uma unidade de Cuidados Paliativos oncológicos: relato de experiência / First case of covid-19 in an oncological palliative care unit: experience report

Santiago, Fernanda Barcellos; Silva, Ana Lúcia Abrahão da.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(2,n.esp): 212-218, dez. 2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1145880

Objetivo:

Relatar a experiência da assistência de Enfermagem à primeira paciente em Cuidados Paliativos oncológicos com COVID-19, no Rio de Janeiro.

Método:

Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência acerca da assistência de Enfermagem à paciente com COVID-19 em instituição de referência.

Resultados:

Durante o levantamento de dados, constatou-se que a assistência de Enfermagem é fragmentada e sem sistematização em registros e prontuário, consistindo em vigilância do estado geral da paciente, assistência ventilatória e risco de queda. Incluíram-se medidas para aliviar o medo frente aos sintomas físicos mais expressivos. O uso da tecnologia por videochamada foi o recurso utilizado para amenizar a ansiedade.

Conclusão:

A abordagem da equipe de enfermagem à paciente com doença avançada e com COVID-19 se torna peculiar pela rápida evolução desta doença, tornando a assistência de enfermagem múltipla, complexa, com cuidados biopsicossocioculturais. O rápido agravamento da doença, isolamento, ausência de cuidador/familiar e risco de contaminação da equipe frente à adequação do serviço de internação hospitalar no contexto da pandemia fizeram com que a assistência de enfermagem fosse mais específica e cuidadosa. Em meio ao caos, à mistura de sentimentos e ao medo, vivenciou-se a verdadeira essência do Cuidado Paliativo. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva