Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação em serviço para a prevenção de lesão por pressão através do planejamento estratégico situacional / Education in service for pressure injury prevention through situational strategic planning / Educación en servicio para la prevención de lesiones por presión a través de una planificación situacional estratégica

SANTOS, Camila Curcino; HAMBURGO, Valéria da Purificação; SANTANA, Thiago da Silva; SOUSA, Anderson Reis de; CARVALHO, Evanilda Souza de Santana.
REVISA (Online) ; 9(4): 773-783, 2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1146081
Descrever a utilização do planejamento estratégico situacional frente à prevenção de lesões por pressão em unidade hospitalar e o seu potencial de contribuição.

Método:

Trata-se de um projeto de intervenção, vinculado a um projeto matriz da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil, o qual orienta e planeja ações que visam à resolubilidade de um problema e ou necessidades identificadas no intuito de gerar mudança, com referencial teóricometodológico matusiano, realizado por estudantes do 10º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem. A intervenção aconteceu no período de setembro a dezembro de 2018.

Resultados:

As ações realizadas seguiram quatro momentos, o "explicativo", o "normativo", o "estratégico" e o "tático­operacional". A atuação planejada sobre o recorte da realidade implicou num esforço de entendimento entre os diversos atores sociais, de modo a permitir uma explicação abrangente sobre a temática e as formas de intervir sobre os problemas, de modo a resolvê-los ou controlá-los.

Conclusão:

Estratégias para diminuir a incidência e prevalência das LPP ainda caminham a passos lentos e é notável a necessidade de uma equipe multiprofissional capacitada e interligada no cuidar.
Biblioteca responsável: BR2040.1
Selo DaSilva