Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do perfil da resiliência e fatores associados em idosos comunitários / Assessment of resilience profile and associated factors in community elderly / Evaluación del perfil de resiliencia y factores asociados en personas mayores de la comunidad

Ferreira, Gildiane Siqueira; Souto, Rafaella Queiroga; Almeida, Sandra Aparecida de; Ribeiro, Gerson da Silva; Araújo, Gleicy Karine Nascimento de; Santos, Rafael da Costa.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e51659, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1146246

Objetivo:

identificar a prevalência de resiliência em idosos comunitários e sua relação com o apoio social e a satisfação com a vida.

Método:

estudo transversal, realizado com 159 idosos. Os dados foram obtidos por meio das escalas de Resiliência, Apoio Social e Satisfação com a vida.

Resultados:

apresentaram baixa resiliência os idosos do sexo feminino, com idade mais avançada, que não sabem ler e escrever, solteiros, residem sozinho, não trabalham, recebem até um salário mínimo, estão insatisfeitos com a vida e apresentam alto apoio social. Os idosos insatisfeitos têm 4,72 vezes mais probabilidade de apresentar baixo nível de resiliência. Foram encontradas correlações positivas entre a resiliência e o apoio social (p=0,022) e entre satisfação com a vida e a resiliência (p=0,000).

Conclusão:

a resiliência esteve relacionada com o apoio social e satisfação com a vida.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1
Selo DaSilva