Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consumption of minas frescal cheese may be a source of human infection by Campylobacter jejuni / Consumo de queijo minas frescal pode ser fonte de infecção humana por Campylobacter jejuni

Monteiro, Guilherme Paz; Melo, Roberta Torres de; Mendonça, Eliane Pereira; Nalevaiko, Priscila Christen; Carreon, Mariela Moura; Buiatte, Ana Beatriz Garcez; Santos, Fernanda Aparecida Longato; Pacheco, Carla Ribeiro; Maia, Yara Cristina Paiva; Rossi, Daise Aparecida.
Biosci. j. (Online) ; 36(2): 546-555, 01-03-2020. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1146419
Campylobacter spp. é um patógeno emergente que causa gastroenterite em seres humanos e o consumo de produtos lácteos pode caracterizar fontes de infecção. O objetivo deste estudo foi verificar a viabilidade e a presença de transcritos associadas a características de virulência e adaptação de C. jejuniisoladas de queijos frescos, produzidos com leite contaminado e mantidos refrigeradas por dez dias. Foram analisados bioindicadores, Campylobacter spp., pH, acidez, umidade e cloreto de sódio. Campylobacter spp. recuperados foram avaliados quanto à produção dos transcritos: ciaB, dnaJ, p19 e sodB. Os resultados foram correlacionados com a viabilidade de C. jejuni e alterações no transcriptoma. O armazenamento em baixas temperaturas reduziu C. jejuni do primeiro ao quarto dia. As variações na umidade, pH e acidez influenciaram a queda de C. jejuni. Houve uma redução na produção de transcritos dos quatro genes, mais pronunciada no quarto dia, indicando a incapacidade do micro-organismo em realizar suas atividades metabólicas, devido às condições de injúria. Apesar da presença de mecanismos de virulência e adaptação, C. jejuni não permaneceu viável quatro dias após a produção. Porém, o consumo de queijo fresco contaminado com Campylobacter jejunipode ser uma fonte de infecção quando consumido até quatro dias após a produção.
Biblioteca responsável: BR396.1
Selo DaSilva