Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factors related to self-care activities adherence of older adults with diabetes / Fatores relacionados à adesão às atividades de autocuidado de idosos com diabetes

Dyonisio, Glenda; Vicente, Natália Gomes; Assunção, Luiza Maria de; Molina, Nayara Paula Fernandes Martins; Rodrigues, Leiner Resende.
Biosci. j. (Online) ; 36(2): 636-651, 01-03-2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1146434
O tratamento do diabetes mellitus é complexo e envolve diversas atividades. Seu objetivo é controlar a doença e evitar complicações. Parte do sucesso do tratamento está na adesão ao autocuidado. O objetivo desse estudo foi identificar os fatores relacionados à adesão às atividades de autocuidado em idosos comunitários com diabetes. Estudo transversal, observacional e analítico com abordagem quantitativa dos dados, realizado com 140 idosos. Foram utilizados os instrumentos Mini Exame do Estado Mental para avaliação cognitiva, instrumento de caracterização sociodemográfica e clínica, Questionário Brasileiro de Avaliação Funcional e Multidimensional para verificação das morbidades autorreferidas, Escala de Depressão Geriátrica Abreviada para investigação da presença de sintomas depressivos e Questionário das Atividades de Autocuidado do Diabetes que avaliou a adesão a atividades relacionadas ao auto manejo de diabéticos.Os resultados deste estudo apontam que atividades de autocuidado com maior adesão foram "tomar o número indicado de comprimidos do diabetes" (6,6±1,2), "tomar injeções de insulina conforme recomendado" (6,2±2,0), " secar os espaços entre os dedos dos pés depois de lavá-los" (4,6±3,2) e "seguir uma dieta saudável" (4,5±2,7) e as menores foram "realizar atividades físicas específicas (caminhar, nadar, etc)" (0,9±1,9), "realizar atividades físicas por pelo menos 30 minutos" (1,2±2,2), "avaliar o açúcar no sangue o número de vezesrecomendado" (1,2±2,3), "ingerir doces" (1,3±1,7) e "avaliar o açúcar no sangue" (1,4±2,3). Em relação ao tabagismo, 88,6% não eram fumantes. Os fatores que se apresentaram relacionados às medidas de autocuidado foram sexo, indicando maior adesão das mulheres; escolaridade e número de morbidades, sugerindo a adesão ao domínio cuidado como os pés é diretamente proporcional à escolaridade e o número de morbidades; no entanto, este mesmo domínio apresentou-se inversamente proporcional ao indicativo de depressão, indicando que houve maior adesão entre os que não apresentaram sintomas depressivos. Os fatores associados à adesão das atividades de autocuidado observados nessa pesquisa contribuem para o planejamento de estratégias que visem prevenir complicações do diabetes mellitus e promovam melhorias na vida e saúde dos idosos da comunidade.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva