Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnósticos de enfermagem em gestantes de alto risco: as necessidades psicossociais em foco / Nursing diagnoses in high-risk pregnant women: the psychosocial needs in focus

Santos, Celma Aparecida Barbosa dos; Almeida, Janaína Cristina Pasquini de; Almeida, Letícia Yamawaka de; Oliveira, Jaqueline Lemos de; Toledo, Vanessa Pellegrino; Souza, Jacqueline de.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(4): 31-38, dez. 2020. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1146552

Objetivo:

Identificar as necessidades psicossociais referidas nos estudos sobre gestação de alto risco buscando os diagnósticos correspondentes na Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC®).

Método:

Estudo qualitativo de revisão narrativa. Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Após leitura e organização dos dados, os aspectos psicossociais abordados nos estudos foram listados e relacionados com os diagnósticos da CIPESC@ correspondentes.

Resultados:

Fatores como relação profissional-paciente, reações emocionais negativas, redes de apoio, insegurança, aceitação e conflitos apresentavam correspondentes específicos na CIPESC®. Em contrapartida, circunstâncias que se caracterizavam como riscos psicossociais a estas gestantes não tinham diagnósticos correspondentes, sendo abordadas de forma abrangente nesta classificação.

Conclusão:

O presente estudo reforça a complexidade do uso de classificações no âmbito psicossocial e convida os profissionais e pesquisadores a repensarem seus planos de cuidado e práticas assistenciais às gestantes de alto risco. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva