Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Auditoria em saúde para qualificar a assistência: uma reflexão necessária / Health audit to qualify care: a necessary reflection / Auditoría sanitaria para calificar la asistencia: una reflexión necesaria

Fabro, Gisele Caroline Richi; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Teixeira, Karlla Raryagnne; Figueiredo, Mariana Fraga de; Maurin, Venisse Paschoalin; Gleriano, Josué Souza.
CuidArte, Enferm ; 14(2): 147-155, jul.-dez.2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1147096

Introdução:

A auditoria em saúde, utilizada por instituições de saúde públicas e privadas e operadoras de planos de saúde, vem se destacando como instrumento capaz de auxiliar o processo de gestão e qualificação da assistência.

Objetivo:

Refletir acerca da auditoria em saúde como instrumento para qualificar a assistência. Material e

Método:

Estudo reflexivo apresentado nas categorias contextualização da temática; aspectos gerais sobre auditoria nos serviços de saúde; auditoria como instrumento para qualificar a assistência e considerações finais.

Resultados:

A auditoria compõe os processos administrativos para analisar as conformidades dos dados referentes aos serviços prestados, tornando-se um instrumento que auxilia no planejamento e implementação de ações que visem a melhoria de processos com potencial aplicabilidade aos processos educativos da equipe. As diferentes abordagens de auditoria fornecem subsídios à gestão para a tomada de decisão propiciando equilíbrio entre o uso de recursos e seus custos e prestação de assistência de qualidade por meio de adesão às melhores práticas clínicas. Por englobar aspectos qualitativos e quantitativos referentes à assistência favorece a elaboração de indicadores que viabilizem contribuição para o cuidado qualificado.

Conclusões:

Os resultados das auditorias, em suas diferentes aplicabilidades e enfoques, oferecem oportunidade para reforçar o caráter educativo e mudança de práticas, principalmente pelo fato de serem atividades contínuas e sistemáticas. (AU)
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva