Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflexões sobre o enfrentamento do coronavírus disease 2019: diálogos virtuais com gestantes / Reflexiones sobre el enfrentamiento de la enfermedad de coronavirus 2019: diálogos virtuales con mujeres embarazadas / Reflections on coping with coronavirus disease 2019: virtual dialogues with pregnant women

Souza, Jeane Barros de; Heidemann, Terezinha Schülter Buss; Vendruscolo, Carine; Pitilin, Erica de Brito; Maestri, Eleine; Madureira, Valéria Silvana Faganello.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min ; 10(1): 3792, out. 2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1147816

Objetivo:

Relatar a vivência de um Círculo de Cultura virtual, com reflexões sobre o enfrentamento da CoVid-19 e as repercussões para a saúde das gestantes.

Método:

Relato de experiência de um Círculo de Cultura virtual utilizando o referencial teóricometodológico de Paulo Freire. Participaram dez gestantes de diferentes localidades do Brasil. Os diálogos foram conduzidos com ludicidade, estabelecendo analogia com o desenvolvimento da gravidez o embrião foi considerado Investigação Temática; o feto, Codificação e Descodificação; o nascimento, Desvelamento Crítico.

Resultados:

Os diálogos e reflexões emergentes possibilitaram que as gestantes aliviassem suas angústias e medos e ressignificassem suas atitudes, motivando-se mutuamente em prol da saúde, diante das adversidades geradas pela pandemia.

Conclusão:

O Círculo de Cultura virtual proporcionou interação às gestantes, mesmo estando fisicamente afastadas, configurando-se como possibilidade inovadora na assistência individual e coletiva, nos territórios de atuação das equipes que operam na atenção à saúde, para promover o cuidado no enfrentamento da doença(AU)
Biblioteca responsável: BR1259.1
Localização: BR1259.1
Selo DaSilva