Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reabilitação prótetica convencional após remoção cirúrgica de hiperplasia fibrosa: relato de caso / Conventional prosthetic rehabilitation after surgical removal of fibrous hyperplasia: case report

Santos, Thiago Vinicius Monteiro da Silva; Silva, Franklin Barbosa da; Aguiar, Felipe Muniz; Silva Júnior, Jefferson Pires da; Oliveira, Aline Torres de.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 42(1): 24-32, jan.-abr. 2021. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1148164
O uso de próteses mal adaptadas pode ocasionar o surgimento de processos proliferativos não neoplásicos. A hiperplasia fibrosa inflamatória (HFI) é uma lesão benigna, proveniente de reação hiperplásica do tecido conjuntivo fibroso em resposta às injúrias crônicas de baixa intensidade. O objetivo do presente trabalho é relatar um caso clínico sobre remoção cirúrgica de HFI, seguida de reabilitação oral com próteses removíveis. Paciente de 75 anos do sexo masculino relatou que gostaria de fazer a troca da sua prótese, pois a mesma estava fraturada. Ao exame clínico intra-oral constatou-se que suas próteses possuíam higienização precária, e, a superior, possuía uma borda cortante que causou uma lesão hiperplásica na região de fundo de vestíbulo anterior. Quanto ao aspecto clínico, apresentava-se com consistência fibrosa e firme à palpação, de coloração semelhante a mucosa e assintomática. O plano de tratamento proposto foi reembasamento da prótese antiga com resina Soft Confort (Dencril, Brasil) eliminando as áreas que traumatizavam a mucosa, cirurgia pré-protética para a remoção da HFI, exame histopatológico e a confecção de novas próteses, sendo a superior prótese total convencional e a inferior prótese parcial removível. Observa-se a importância no cuidado do planejamento reabilitador protético dos pacientes, pois, como foi descrito neste caso, em algumas situações pode haver necessidade de lançarmos mão de diversas modalidades de tratamento prévias à reabilitação(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1
Selo DaSilva