Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Presenteeism and safety culture: evaluation of health workers in a teaching hospital / Presentismo y cultura de seguridad: evaluación de los trabajadores de la salud en un hospital universitario / Presenteísmo e cultura de segurança: avaliação dos trabalhadores de saúde de um hospital universitário

Zanon, Roosi Eloiza Bolzan; Dalmolin, Graziele de Lima; Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza; Andolhe, Rafaela; Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de.
Rev. bras. enferm ; 74(1): e20190463, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1149717
RESUMO

Objetivos:

verificar associações entre presenteísmo e cultura de segurança entre trabalhadores de saúde.

Métodos:

estudo descritivo, transversal, com trabalhadores de saúde de um hospital universitário do Rio Grande do Sul. Os dados coletados por meio de instrumentos de caracterização da amostra, a versão brasileira da Stanford Presenteeism Scale e o Questionário de Atitudes de Segurança, foram analisados por estatística descritiva e teste do qui-quadrado.

Resultados:

participaram 758 (48%) profissionais; identificaram-se 330 (43,5%) presenteístas, os quais avaliaram a cultura de segurança mais negativamente comparados aos não presenteístas. A cultura de segurança obteve média inferior a 75; observaram-se associações entre presenteísmo e cultura de segurança geral, e com os domínios clima de trabalho em equipe, clima de segurança, reconhecimento do estresse e condições de trabalho.

Conclusões:

o presenteísmo esteve associado à cultura de segurança, a qual necessita de investimento por parte da gerência hospitalar, com atenção à saúde dos trabalhadores.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva