Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health promotion in coping with COVID-19: a Virtual Culture Circle experience / Promoción de la salud del enfrentamiento a la COVID-19: experiencia de un Círculo de Cultura Virtual / Promoção da saúde no enfrentamento da COVID-19: experiência de um Círculo de Cultura Virtual

Souza, Jeane Barros de; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Massaroli, Aline; Geremia, Daniela Savi.
Rev. bras. enferm ; 74(supl.1): e20200602, 2021. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1149728
RESUMO

Objetivo:

Relatar a experiência de um Círculo de Cultura Virtual com famílias brasileiras sobre o enfrentamento da COVID-19, como espaço promotor da saúde na vivência da pandemia.

Método:

Experiência oriunda de uma ação extensionista, realizou-se o Círculo de Cultura Virtual, fundamentado no Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Contou com a participação de sete famílias de diferentes localidades do Brasil. Durante os diálogos, foi construída uma casa o fundamento representou a investigação temática; paredes e telhado, a codificação e descodificação; portas e janelas, o desvelamento crítico.

Resultados:

O processo de ação-reflexão-ação favoreceu a aproximação e a integração dos participantes do Círculo de Cultura; apesar da distância geográfica, é estratégia inovadora para empoderamento e promoção da saúde. Considerações finais O Círculo de Cultura Virtual constituiu-se em uma tecnologia leve para o cuidado em saúde, podendo ser explorado como uma ferramenta para a promoção da saúde, principalmente diante da impossibilidade presencial.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva