Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Heparin solution in the prevention of occlusions in Hickman® catheters a randomized clinical trial / Solução de heparina na prevenção de oclusão do Cateter de Hickman® ensaio clínico randomizado / Solución de heparina para prevenir oclusiones en catéteres de Hickman® un ensayo clínico aleatorizado

Silva, Sandra Regina da; Reichembach, Mitzy Tannia; Pontes, Letícia; Souza, Gisele de Paula e Silva Carneiro Mendes de; Kusma, Solena.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 29: e3385, 2021. graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1150006

Objetivo:

avaliar a efetividade da solução de heparina 50 UI/mL comparada à solução salina isotônica 0,9% na prevenção de oclusão do Cateter de Hickman® duplo lúmen, 7 e 9 french, em pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoéticas.

Método:

ensaio clínico randomizado triplo cego. Foram analisados 17 cateteres duplo lúmen (grupo heparina n=7 e grupo solução salina isotônica 0,9% n=10) nos quais as duas vias do cateter foram avaliadas separadamente, totalizando 34 lúmens. As variáveis de desfecho foram oclusão sem refluxo e oclusão completa. As análises descritivas foram realizadas mediante o teste Qui-quadrado e, de sobrevida, sob o teste de Kaplan-Meier.

Resultados:

a média de dias até o desfecho oclusão foi de 52 no grupo heparina e de 13,46 no grupo solução salina isotônica 0,9% na via branca do cateter (p<0,001). Na via vermelha, a média de dias de acompanhamento do grupo heparina foi de 35,29, sem ocorrência de oclusão, e de 22,30 no grupo solução salina isotônica 0,9% até a primeira oclusão (p=0,030).

Conclusão:

o bloqueio com solução de heparina 50 UI/mL é mais efetivo em relação à solução salina isotônica 0,9% na prevenção da oclusão do Cateter de Hickman®. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos RBR-3ht499.
Biblioteca responsável: BR26.1
Selo DaSilva