Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Entrepreneurial tendency of Nursing students: a comparison between graduating beginners and undergraduate students / Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintes / Tendencia emprendedora en estudiantes de Enfermería: comparación entre estudiantes de primer año y concluyentes

Trotte, Liana Amorim Corrêa; Santos, José Luís Guedes dos; Sarat, Caroline Ferreira Neris; Mesquita, Maria Gefé da Rosa; Stipp, Marluci Andrade Conceição; Souza, Patrícia de; Duarte, Quézia Guedes de Mello; Gobato, Bruno de Campos; Lima, Claudia Feio da Maia.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 29: e3402, 2021. tab
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1150009

Objetivo:

comparar a tendência empreendedora entre alunos iniciantes e concluintes de cursos de graduação em enfermagem.

Método:

trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter transversal. Os dados foram coletados com 377 estudantes de enfermagem de quatro cursos de graduação em enfermagem de diferentes regiões do Brasil, sendo 162 do primeiro ano e 215 do último ano. Coletaram-se os dados por meio de uma ficha de caracterização social e acadêmica e o Teste de Tendência Empreendedora Geral. A análise dos dados foi meio de estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

as pontuações dos alunos iniciantes ficaram abaixo da média em todas dimensões do instrumento. Os alunos concluintes ficaram acima da média do teste na dimensão Impulso e determinação. Identificou-se diferença estatisticamente significativa em relação ao período do curso e a tendência empreendedora nas dimensões Necessidade de realização (p=0,001) e Impulso e determinação (p=0,000).

Conclusão:

os resultados indicam a importância do investimento das universidades no desenvolvimento de uma cultura empreendedora no ensino superior em enfermagem.
Biblioteca responsável: BR26.1
Selo DaSilva