Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sentimentos de pré-adolescentes e adolescentes quanto à vacinação contra o papilomavirus humano / Feelings of pre-adolescents and adolescents regarding vaccination against human papillomavirus / Sentimientos de preadolescentes y adolescentes cuanto a la vacunación contra el papilomavirus humano

Silva, Patrick Leonardo Nogueira da.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 24(273): 5299-5310, fev.2021.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1150319

Objetivo:

identificar os sentimentos de pré-adolescentes e adolescentes quanto à vacinação contra o papilomavirus humano.

Método:

trata-se de um estudo fenomenológico, com abordagem qualitativa, realizado com 10 participantes, sendo pré- adolescentes e adolescentes, cujas quais foram vacinadas na sala de vacina de uma Unidade Básica de Saúde de um município de Minas Gerais. Os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra para posterior análise. O tratamento dos dados se deu por meio de Análise de Conteúdo.

Resultados:

a maioria das entrevistadas atribuiu à significação da vacinação relacionada ao fato de prevenir o câncer de colo uterino. O desconhecimento sobre a finalidade da vacina HPV fica em evidência em alguns depoimentos. O medo da vacina também ficou em evidência, tendo como justificativa o fato de ser injeção, da dor, da agulha e por medo da reação. Como medidas de prevenção, foram citadas o uso de preservativo e a ida periódica ao ginecologista. Seis das participantes não souberam informar nenhuma medida de prevenção contra o papilomavirus humano.

Conclusão:

as participantes do estudo entendem a importância da vacinação contra o papilomavirus humano, embora seis participantes, bem como suas famílias, informaram ter receio pela dor da vacinação ou possíveis eventos adversos pós-vacinais.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva