Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Demanda espontânea e acesso no Sistema Único de Saúde: vivências de usuários da atenção primária / Demanda espontánea y acceso al Sistema Único de Salud: experiencias de usuarios de atención primaria / Spontaneous demand and access to the Unified Health System: The experience of primary care users

Silveira Silva, Lívia; Menezes, Cássia; do Nascimento, Leila Cristine; Gonçalves Nitschke, Rosane; Correia Duarte, Deborah; da Fonseca Viegas, Selma Maria.
Av. enferm ; 39(1): 30-39, 01 de enero de 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-1151181

Objetivo:

compreender as vivências cotidianas de usuários, em demanda espontânea, para o acesso e a acessibilidade no Sistema Único de Saúde na porta de entrada da Atenção Primária à Saúde.

Materiais e métodos:

estudo de casos múltiplos holístico-qualitativo, fundamentado na sociologia compreensiva do cotidiano, com 60 participantes de município de gran-de porte do estado de Minas Gerais, Brasil.

Resultados:

a demanda espontânea, no cotidiano, está voltada para o agendamento de consultas, para o aten-dimento médico e para o acesso aos exames, em uma assistência ao adoecimento. Os usuários apresentam dificuldades para o acesso e a acessibilidade às ações e aos serviços.

Conclusões:

o acesso aos serviços de saúde da Atenção Primária/Estratégia Saúde da Família continua desafiador, restritivo e burocrático, regulado pela demanda espontânea do usuário e pela agenda médica.
Biblioteca responsável: CO136.1
Selo DaSilva