Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da Estratégia Saúde da Família à luz da tríade de Donabedian / Evaluación de la Estrategia Salud de la Familia a la luz de la triada de Donabedian / Assessment of the Family Health Strategy in the light of Donabedian triad

Ferreira, Jéssica; Savi Geremia, Daniela; Geremia, Fabiano; Celuppi, Ianka Cristina; Hermes Thomas Tombini, Larissa; Barros de Souza, Jeane.
Av. enferm ; 39(1): 63-73, 01 de enero de 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-1151184

Objetivo:

avaliar a qualidade dos serviços da Estratégia Saúde da Família (ESF) por meio das dimensões de estrutura, processo e resultado e suas relações com atributos essenciais da Atenção Primária à Saúde (APS). Materiais e

método:

pesquisa quantitativa com desenho transversal. A amostra foi intencional, estratificada e proporcional. Foram entrevistados 95 profissionais, 48 enfermeiros e 47 médicos da equipe saúde da família, além de 203 usuários de todas as 26 unidades do município de Chapecó, Santa Catarina, Brasil. O instrumento de coleta de dados foi fundamentado no modelo teórico de Avedis Donabedian. Utilizouse análise estatística inferencial e regressão linear múltipla na análise de dados primários.

Resultados:

a qualidade da ESF no município de Chapecó é determinada pela dimensão estrutural por meio do número de equipes de saúde por habitante, pelo acesso, pela localização da unidade de saúde no território e pela disponibilidade de medicamentos. Na dimensão do processo de trabalho, são analisados o vínculo e a integralidade, a efetividade das visitas domiciliares e as iniciativas de apoio institucional para os processos de avaliação. Na dimensão de resultado, as formas de agendamento das consultas, a agilidade do atendimento e o vínculo terapêutico foram aspectos responsáveis pela satisfação dos usuários.

Conclusões:

a qualidade da ESF, medida pela matriz analítica das dimensões de estrutura, processo e resultado, está relacionada significativamente com os atributos essenciais da APS. Esses atributos podem fortalecer a ESF como política pública de saúde.
Biblioteca responsável: CO136.1
Selo DaSilva