Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso de medidas preventivas para câncer de pele por mototaxistas / Use of preventive measures for skin cancer by mototaxists / Uso de medidas preventivas para el cáncer de piel por mototaxistas

Oliveira, Francisco Marciano Américo de; Barros, Karla Bruna Nogueira Mormino; Vasconcelos, Leina Mércia de Oliveira; Santos, Sandna Larissa Freitas dos; Pessoa, Cinara Vidal.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 13: 282-287, jan.-dez. 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1151197

Objetivo:

verificar as medidas preventivas de câncer de pele adotadas por mototaxistas do município de Mombaça-CE.

Método:

estudo do tipo descritivo, exploratório, transversal, consistindo em uma abordagem quantitativa, realizado em setembro e outubro de 2018 em dois pontos de mototaxistas.

Resultados:

dos 29 mototaxistas, todos eram do sexo masculino,com idade média de 39,48 anos, com ensino fundamental incompleto (34,48%), casados (58,62%) e 50% possuíam renda média de menos de um salário mínimo. 93,10% responderam que utilizam proteção contra o sol, sendo o mais utilizado as calças e blusas de mangas longas (75%). Todos os entrevistados afirmaram nunca ter tido câncer de pele e apenas (10,34%) afirmaram que já receberam orientações de algum profissional de saúde.

Conclusão:

evidenciou-se a necessidade de educação em saúde com a finalidade de proporcionar conhecimento adequado sobre o câncer de pele e as medidas de prevenção visando o manejo de complicações na pele pelos mototaxistas
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva