Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O desafio do HIV em idosos: uma análise qualitativa da atuação de médicos da atenção primária à saúde em Porto Alegre/RS / The challenge of HIV among the elderly population: a qualitative analysis of the performance of primary care physicians in Porto Alegre city, Brazil / El desafio del HIV en ancianos: una analisis qualitativa de la atuación de los medicos de la atención primária de la salud en Porto Alegre/RS

Mahmud, Ibrahim Clós; Cunha, Luciana de Almeida da; Behar, Paulo Renato Petersen; Terra, Newton Luiz.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1151279

Introdução:

A transição demográfica que ocorre no território brasileiro traz para discussão o processo de transição epidemiológica que vivemos, onde as doenças infectas parasitárias somam-se às doenças crônicas não transmissíveis.

Objetivo:

Descrever a atuação dos médicos da Atenção Básica na prevenção primária e secundária em relação à infecção pelo HIV na população idosa atendida pela Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Porto Alegre/RS.

Metodologia:

Estudo transversal, misto, realizado com médicos que atuam na APS em Porto Alegre/RS.

Resultados:

Evidenciou-se que a temática da sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis, situações e grupos de risco e tratamento para o HIV são temas de menos conhecimento.

Conclusões:

Os médicos da rede básica de saúde não realizam prevenção primária e secundária para a infecção pelo HIV em idosos de forma rotineira
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva