Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estimulação precoce multiprofissional em crianças com defasagem no desenvolvimento neuropsicomotor: revisão integrativa / Early multiprofessional stimulation in children with impaired neuropsychomotor development: integrative review

Vasconcelos, Lizandra Tereza de Souza; Irineu, Maria Erisnilda Nunes; Santos, Jefferson Nascimento dos; Modesto, Thais Silva Frota Cavalcante.
Rev. Pesqui. Fisioter ; 9(2): 284-292, Maio 2019. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1151332

INTRODUÇÃO:

A prematuridade é reconhecida como fator de risco para distúrbios do desenvolvimento motor, uma vez que promove interrupção na progressão do desenvolvimento das estruturas cerebrais.

OBJETIVO:

Consiste em analisar o processo de estimulação precoce em crianças com defasagem no desenvolvimento neuropsicomotor de até 2 anos de idade corrigida, através do olhar multidisciplinar.

METODOLOGIA:

Uma revisão integrativa desenvolvida no período de março a maio de 2018, utilizando as bases de dados LILACS, PUBMED, SCIELO e PEDro. Critérios para inclusão artigo disponível na íntegra, publicados entre 2009 a 2018, em idioma inglês, português ou espanhol, abordando intervenção precoce, deficiência do desenvolvimento, desenvolvimento infantil e destreza motora, como temática central. Artigos que não atendessem aos critérios pré-definidos e não fossem artigos originais foram excluídos.

RESULTADOS:

Encontrados 45 artigos com descritores e recorte temporal, selecionados 28 para leitura completa, destes 12 foram eliminados, por não atender aos critérios de inclusão e exclusão, tendo para elegibilidade do estudo 16 artigos. Dentre alguns estudos observou-se que o acolhimento e o cuidado a essas crianças e a suas famílias, além da estimulação são essenciais para maior ganho funcional possível nos primeiros anos de vida.

CONCLUSÃO:

No âmbito da prematuridade à interdisciplinaridade, considerando que o atraso nessas crianças, são decorrentes não só da falta de estímulos adequados, mas pelo não desenvolvimento de estruturas neurológicas, a estimulação precoce oferece novas experiências, promovendo melhoras significativas e garantindo-lhes uma melhor qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR333.2
Selo DaSilva