Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Confronting COVID-19 in a health care region: a document analysis / Enfrentamento à COVID-19 em uma regional de saúde: uma análise documental / Enfrentando el COVID-19 en un centro de salud regional: un análisis de documentos

Cabral, Luciana da Rocha; Grangeiro, Mikaelly Vasconcelos; Veras, Maria Auxiliadora Alves Vasconcelos; Cabral, Juliana da Rocha; Cavalcante, Edilma Gomes Rocha; Oliveira, Regina Célia de.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 19(4)dez. 2020. ilus
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1151565

OBJETIVO:

reconhecendo a importância da RAS terciária no enfrentamento da COVID-19, buscou-se realizar uma revisão documental de portarias, decretos e leis tangenciais do Estado de Pernambuco e da União que permitiram a reorganização dos serviços de saúde.

MÉTODO:

Estudo descritivo, de análise documental das normativas legais, pertencentes aos municípios da VII Gerência Região de Saúde de Pernambuco. Utilizou-se análise de Bardin.

RESULTADO:

Houve agrupamento de duas categorias planejamento para o enfrentamento de uma emergência de saúde pública de caráter internacional e repasse financeiro para o fortalecimento das ações de combate à COVID-19. DISCUSSÃO Houve destaque para distanciamento social, uso de máscara e ampliação de leitos hospitalares. Foram demandados esforços tripartites de (co)gestão e (co)financiamento.

CONCLUSÃO:

Diante dessa situação de emergência ainda não finalizada é possível prever certo potencial da reorganização, por meio do arcabouço legal e experiência no estado e municípios.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1
Selo DaSilva