Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência ao parto de adolescentes e mulheres em idade materna avançada em maternidades vinculadas à Rede Cegonha / Childbirth care for adolescents and advanced maternal age in maternities linked to Rede Cegonha

Viellas, Elaine Fernandes; Franco Netto, Thereza de Lamare; Gama, Silvana Granado Nogueira da; Baldisserotto, Márcia Leonardi; Prado Neto, Priscila Fernandes do; Rodrigues, Mariana Ramos; Martinelli, Katrini Guidolini; Domingues, Rosa Maria Soares Madeira.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 26(3): 847-858, mar. 2021. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1153824
Resumo Com base nas diretrizes da Rede Cegonha, que propõem fortalecimento dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos das mulheres, buscou-se apresentar um breve panorama de questões relacionadas ao planejamento reprodutivo e analisar as práticas obstétricas na atenção ao parto de adolescentes e mulheres em idade avançada, em maternidades vinculadas a Rede Cegonha. Os dados foram extraídos da avaliação conduzida em 2017, com base nas informações da entrevista com as puérperas e do prontuário hospitalar. Para os extremos etários, a alta proporção de gravidez não planejada e a baixa utilização de meios de contracepção indicam problemas no acesso aos programas de planejamento familiar. As adolescentes estão mais expostas à presença de acompanhante e menos ao uso de analgesia no trabalho de parto. As mulheres em idade avançada apresentaram maior chance de uso de analgesia no trabalho de parto e de parir na posição de litotomia, estando menos expostas a prática de amniotomia. Apesar da Rede Cegonha ser uma excelente estratégia para melhoria da assistência ao trabalho de parto e ao parto, ainda é preciso atenção ao uso de intervenções potencialmente desnecessárias ou não recomendadas, com maior incentivo às boas práticas obstétricas.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva