Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Development of clinical competence in nursing in simulation: the perspective of Bloom's taxonomy / Desarrollo de la competencia clínica en enfermería por simulación: perspectiva de la taxonomia de Bloom / Desenvolvimento de competência clínica em enfermagem na simulação: perspectiva da taxonomia de Bloom

Nascimento, Juliana da Silva Garcia; Siqueira, Tainá Vilhar; Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de; Alves, Mateus Goulart; Regino, Daniela da Silva Garcia; Dalri, Maria Celia Barcellos.
Rev. bras. enferm ; 74(1): e20200135, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1155938
RESUMO

Objetivos:

investigar as evidências científicas existentes sobre a utilização da taxonomia de Bloom para o desenvolvimento de competência em profissionais e estudantes de enfermagem na simulação clínica.

Métodos:

revisão integrativa nas bases National Library of Medicine (NLM), National Institutes of Health (NIH), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Web of Science e SCOPUS com apoio do aplicativo Rayyan.

Resultados:

identificaram-se 871 estudos, e quatro compuseram a amostra. O desenvolvimento de competência clínica ocorreu articulando-se conhecimentos, habilidades e atitudes. Para desenvolver o domínio cognitivo, foram mobilizados os objetivos conhecer e compreender da taxonomia de Bloom. Para contemplar o domínio psicomotor, foi necessário desenvolver as habilidades demandadas no atendimento clínico proposto. O domínio afetivo foi desenvolvido por vontade e motivação para aprender.

Conclusões:

é possível desenvolver competência clínica em enfermagem adotando a taxonomia de Bloom em cada fase da simulação.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva