Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Workplace violence: legislation, public policies and possibility of advances for health workers / Violencia laboral: legislación, políticas públicas y posibilidad de avanzar para los trabajadores de salud / Violência no trabalho: legislação, políticas públicas e possibilidade de avanços para trabalhadores da saúde

Bordignon, Maiara; Trindade, Letícia de Lima; Cezar-Vaz, Marta Regina; Monteiro, Maria Inês.
Rev. bras. enferm ; 74(1): e20200335, 2021.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1155960
RESUMO

Objetivos:

discutir sobre legislações e políticas públicas específicas para a violência no trabalho em saúde, destacando possibilidades para o enfrentamento coletivo deste fenômeno no Brasil.

Métodos:

trata-se de um estudo reflexivo e argumentativo, que referencia algumas experiências prévias quanto à implementação de aspectos legais para coibir a violência no trabalho dirigida aos profissionais de saúde.

Resultados:

há experiências com relação à existência de legislação ou políticas públicas para conter especificamente a violência no trabalho no setor saúde, mas essas ainda se restringem a alguns locais ou países. A literatura fornece subsídios para o desenvolvimento de estratégias específicas para gerenciamento deste fenômeno, ressaltando os programas de prevenção e condutas para manejo dos casos. Considerações Finais a implementação de aspectos legais ou de políticas públicas em âmbito municipal, regional, estadual e/ou nacional é uma estratégia com potencial para enfrentamento da violência no trabalho em saúde, de maneira coletiva e sustentável.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva