Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores desencadeantes da violência contra a mulher na pandemia COVID-19: Revisão integrativa / Triggers of violence against women in the pandemic COVID-19: Integrative review / Desencadenantes de la violencia contra las muj eres en la pandemia COVID-19: Revisión integradora

Sousa, Ildenir Nascimento; Santos, Fernanda Campos dos; Antonietti, Camila Cristine.
REVISA (Online) ; 10(1): 51-60, 2021.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1177244

Objetivo:

Analisar os dados disponibilizados na literatura nacional sobre os fatores associados ao aumento da violência contra a mulher durante a pandemia COVID-19.

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a partir das bases de dados publicados no portal BVS, referente ao ano de 2020, em língua portuguesa.

Resultados:

Foi identificado que o isolamento social impactou a vida da população em geral, nos aspectos sociais e econômicos, com queda no número de denúncias de violência doméstica contra a mulher e aumento nos casos de feminicídios.

Conclusão:

Com o distanciamento social, as vítimas se restringiram em realizar as denúncias, pelo aumento do tempo convivência no mesmo ambiente familiar com o agressor e diante disso, é preciso refletir sobre as formas utilizadas para garantir proteção e segurança para essas mulheres. Pontua-se a necessidade da realização de mais estudos no Brasil, com o intuito de identificar novas estratégias de abordagem em Saúde Coletiva, com participação efetiva da equipe multidisciplinar de saúde nesse processo,
Biblioteca responsável: BR2040.1
Selo DaSilva