Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Técnica da entrevista discursiva em pesquisa qualitativa: relato de experiência / Técnica de entrevista discursiva en investigación cualitativa: informe de experiencia / Discursive interview technique in qualitative research: experience report

Pucci, Vanessa Rodrigues; Machado, Roberta Antunes; Cardano, Mario; Kantorski, Luciane Prado; Weiller, Teresinha Heck.
Rev. enferm. UFSM ; 10: e97, 2020. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1177337

Objetivo:

descrever uma experiência de estudo, reflexão e prática de realização da entrevista discursiva.

Método:

consiste num relato de experiência sobre o desenvolvimento e prática da técnica de entrevista discursiva, realizada entre setembro e dezembro de 2019, durante a disciplina de Metodi Qualitativi per la ricerca sociale, na Università degli Studi di Torino, na Itália. Foram aplicadas três entrevistas discursivas aos integrantes de uma associação ítalo-brasileira, utilizando uma amostragem valanga (técnica da bola de neve).

Resultados:

apresentam as etapas que antecedem a realização da entrevista discursiva, como o contato com o campo de pesquisa e com o tema que foi pesquisado, a elaboração do roteiro para entrevista, sua execução e sua transcrição.

Conclusão:

a entrevista discursiva é uma técnica que permite a compreensão da ação dos participantes e do seu contexto social. Por não aplicar questões predeterminadas, valoriza o que emerge no processo de integração.
Biblioteca responsável: BR568.1
Selo DaSilva