Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Produção do cuidado de enfermagem à saúde de homens em privação de liberdade: discurso coletivo / Production of nursing care to men's health in deprivation of liberty: collective discourse

Silva, Naomy Safira Batista da; Sousa, Anderson Reis de; Souza, Kelane Borges Rocha de; Oliveira, Josias Alves de; Pereira, Álvaro.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(6): 78-84, dez. 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1222967

Objetivo:

Conhecer, através do discurso de profissionais de Enfermagem, como se dá o cuidado prestado à saúde de homens em privação de liberdade no sistema prisional.

Métodos:

Trata-se de um estudo de campo, qualitativo, descritivo e exploratório desenvolvido no Conjunto Penal de Feira de Santana - Bahia. A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada com 5 profissionais e a análise do conteúdo se deu pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

Foi evidenciada uma prática de cuidado norteada pelo modelo biomédico, com perspectivas idealísticas de mudança.

Conclusão:

O conhecimento técnico e científico, a consciência da relevância do papel do profissional de enfermagem e a sensibilidade aos ajustes para promover saúde na penitenciária são itens necessários para uma prestação do cuidado de Enfermagem adequada. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva