Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Risco de Infecção e Motilidade Gastrintestinal Disfuncional: diagnósticos mais frequentes no pós-operatório de cirurgia bariátrica / Risk of infection and dysfunctional gastrointestinal motility: most frequent diagnostics in the post-operatory of bariatric surgery

Pezzin, Isabelle Maure; Fioresi, Mirian; Furieri, Lorena Barros; Romero, Walckiria Garcia; Fiorin, Bruno Henrique; Bolsoni-Lopes, Andressa.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(6): 126-134, dez. 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1223220

Objetivo:

Identificar os sinais e sintomas clínicos e os diagnósticos de enfermagem mais frequentes em pacientes no pós-operatório imediato de cirurgia bariátrica.

Metodologia:

Estudo observacional. A coleta de dados foi realizada por dois examinadores e contemplou a caracterização epidemiológica, social, clínica e exame físico. A presença e a frequência dos sinais e sintomas clínicos foram registradas e propiciaram a elaboração dos diagnósticos de enfermagem, segundo a taxonomia NANDA-I 2018-2020.

Resultados:

Participaram 50 pacientes, sendo predominantemente do sexo feminino, faixa etária entre 30-39 anos e renda mensal de 1,0 a 1,5 salários. E 80% dos pacientes relatam possuir histórico familiar de obesidade. Foram levantados os 16 sinais e sintomas clínicos e os 16 diagnósticos de enfermagem mais frequentes, com destaque para os títulos diagnósticos riscos de infecção e motilidade gastrointestinal disfuncional.

Conclusão:

O presente trabalho identificou os sinais e sintomas e os diagnósticos de enfermagem mais frequentes de pacientes no pós-operatório imediato de cirurgia bariátrica, além de realizar o levantamento de importantes dados sociodemográficos, epidemiológicos e da história clínica. Esses achados favorecem a implantação do processo de enfermagem através da facilitação do raciocínio diagnóstico do enfermeiro. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva