Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dor musculoesquelética relacionada com o trabalho e características dos trabalhadores de cervejaria no sudoeste da Nigéria - Um estudo-piloto / Work-related musculoskeletal pain and characteristics of brewery workers in southwest Nigeria- a pilot study

Ogundiran, Olufemi Opeyemi; Agbonlahor, Elvis; Oke, Kayode Israel; Ogunsanya, Gbolade Isaac.
Rev. Pesqui. Fisioter ; 10(2): 149-155, Maio 2020. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1223501
A dor osteoarticular relacionada ao trabalho (DORT) é um sintoma comum associado a perturbações musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho. É agravada por más técnicas de elevação, ergonomia inadequada, movimentos repetitivos e postura incômoda durante o exercício das suas funções. Variáveis como a idade, o estado civil, a experiência profissional, o álcool, o tabagismo e os hábitos de exercício têm desempenhado um papel importante na prevalência das DORT entre as diferentes categorias de trabalhadores.

OBJETIVOS:

este estudo centrou-se na prevalência ao longo da vida, de 12 meses e pontos das WMSP em associação com as características sociodemográficas, de estilo de vida e de trabalho dos trabalhadores da indústria cervejeira no Estado de Osun, sudoeste, Nigéria.

MÉTODO:

um design de pesquisa descritiva foi utilizado, e um total de oitenta e nove (89) participantes foram recrutados com estrita adesão aos critérios de inclusão. Foi desenvolvido um questionário de 28 itens para obter informações específicas sobre a prevalência e o padrão de DORT, enquanto medições antropométricas (peso e altura) de cada participante foram medidas. Os dados coletados foram organizados e analisados usando estatísticas descritivas e teste de Qui quadrado.

RESULTADOS:

A prevalência de DORT ao longo da vida, 12 meses e pontos entre os participantes foi de 96,6%, 93,3% e 57,3%, respectivamente. As costas baixas eram a região corporal mais afetada. Existem associações significativas entre cada uma das idades, a prevalência de 12 meses e pontos das DORT e o estado civil dos participantes. Além disso, existe uma associação significativa entre a prevalência pontual de DORT e a idade dos participantes.

CONCLUSÃO:

concluiu-se que havia uma elevada prevalência de DORT entre os trabalhadores da cervejaria no Estado de Osun, sudoeste, Nigéria.
Biblioteca responsável: BR333.2
Selo DaSilva