Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tecnologias para a autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil: ensaio clínico / Tecnologías para la autoeficacia materna en la prevención de la diarrea infantil: ensayo clínico / Technologies for maternal self-efficacy in preventing childhood diarrhea: a clinical trial

Mendes, Elizamar Regina da Rocha; Sabino, Leidiane Minervina Moraes de; Almeida, Paulo César de; Melo, Emanuella Silva Joventino; Penha, Jardeliny Corrêa da; Rocha, Silvana Santiago da; Barbosa, Lorena Pinheiro.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 34: eAPE03232, 2021. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1248519
Resumo

Objetivo:

Avaliar os efeitos de duas tecnologias educativas, vídeo e cartilha, associadas à entrevista motivacional para promover a autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil.

Métodos:

Ensaio clínico com 122 mães de crianças menores de 5 anos, randomizadas aleatoriamente em dois grupos vídeo educativo ("Diarreia Infantil você é capaz de prevenir") aliado à Entrevista Motivacional Breve ou cartilha ("Você é capaz de prevenir a diarreia no seu filho!") aliada à Entrevista Motivacional Breve. A coleta ocorreu presencialmente no primeiro contato com as mães, na unidade de atenção primária à saúde, aplicando-se a Escala de Autoeficácia Materna para prevenção da Diarreia Infantil e um formulário sociodemográfico. O segundo e terceiro momentos de coleta de dados ocorreram por telefone, após um e dois meses, respectivamente, utilizando-se a escala e um formulário de investigação da diarreia.

Resultados:

Constatou-se que um mês após as intervenções, a maioria das participantes dos dois grupos foram consideradas com autoeficácia elevada para prevenção da diarreia infantil, sendo 78,4% das mães no grupo vídeo e entrevista motivacional e; 83,0% no grupo cartilha e entrevista motivacional. Dois meses após as intervenções, as médias dos escores de autoeficácia materna elevaram-se e tiveram redução nos casos de diarreia infantil, em ambos os grupos.

Conclusão:

Comprovou-se que essas tecnologias educativas aliadas à entrevista motivacional breve elevaram a autoeficácia para prevenir a diarreia infantil. Logo, podem ser utilizadas pelos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde, como uma ferramenta educativa.
Biblioteca responsável: BR1.2
Selo DaSilva