Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação de comunicação persuasiva audiovisual para redução do consumo de sal por pessoas com insuficiência cardíaca / Validación de la comunicación persuasiva audiovisual para reducir el consumo de sal en personas con insuficiencia cardíaca / Validation of persuasive audiovisual communication to reduce salt consumption by people with heart failure

Sousa, Mailson Marques de; Almeida, Taciana da Costa Farias; Gouveia, Bernadete de Lourdes André; Freire, Maria Eliane Moreira; Oliveira, Simone Helena dos Santos.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e03751, 2021. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1279641
RESUMO Objetivo Construir e validar o conteúdo de comunicação persuasiva audiovisual, para reduzir o consumo de sal na dieta de pessoas com insuficiência cardíaca. Método Estudo metodológico, de natureza tecnológica, ancorado na Teoria do Comportamento Planejado, no qual foram seguidas as etapas de pré-produção, produção e pós-produção. Realizou-se validação de conteúdo com especialistas na área da saúde e comunicação. Resultados Com base no levantamento de crenças relacionadas à redução de sal, o vídeo dispõe de 42 telas, três minutos e onze segundos de duração e contém animações e argumentos motivacionais com o objetivo de influenciar positivamente a intenção comportamental e modelar crenças negativas em positivas. Na validação de conteúdo, os juízes concordaram, em unanimidade, com os critérios de avaliação para o público-alvo, linguagem, harmonia, ilustrações, narração e estratégia de persuasão. O Índice de Validade de Conteúdo mostrou-se satisfatório com concordância de 97%. Conclusão A comunicação persuasiva, no formato audiovisual, foi considerada válida quanto ao conteúdo, tornando-se uma ferramenta para potencializar a redução do consumo de sal no cuidado de pessoas com insuficiência cardíaca.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1
Selo DaSilva