Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Childhood transgenderity under the perspective of elementary school teachers / A transgeneridade infantil sob a ótica de professores de ensino fundamental / Transgeneridad infantil desde la perspectiva de los profesores de primaria

Silva, Francisca Vilena da; Jales, Renata Dantas; Pereira, Ivoneide Lucena; Almeida, Luana Rodrigues de; Nogueira, Jordana de Almeida; Almeida, Sandra Aparecida de.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 29: e3459, 2021. graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1280483
Objetivo: analisar as concepções de professores sobre a transgeneridade na infância e identificar as possibilidades e os limites de trabalho com essas crianças no contexto escolar. Método: pesquisa qualitativa, realizada com 23 professores de duas escolas municipais de ensino fundamental. Para produção do material empírico, empregaram-se entrevistas semiestruturadas. Como recurso analítico recorreu-se à técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: no conjunto do material empírico, emergiram seis categorias temáticas: Transgeneridade na infância existe; A construção de identidade e papéis de gênero na infância; A vivência de crianças trans no contexto escolar; Crianças trans: como lidar?; Discutir as diferenças em sala de aula: é o caminho?; Dilemas da interação escola e família. Constatou-se que a dicotomia de gênero é reforçada na sala de aula, ocasionando tensões e divisões estereotipadas para os papéis masculino e feminino. Diversas formas de violência vêm sendo reproduzidas por coleguinhas e professores, que por falta de conhecimento ou despreparo reforçam concepções e atitudes que levam à manutenção da exclusão. Conclusão: as escolas têm dificuldades para promover a inclusão de crianças trans. Faz-se necessária a criação de estratégias voltadas para a sensibilização e capacitação dos profissionais que compõem o ambiente escolar, sobretudo os professores das séries iniciais.
Biblioteca responsável: BR26.1
Selo DaSilva