Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A percepção dos trabalhadores de saúde mental sobre a atuação do redutor de danos / The perception of mental health workers about the performance of the damage reducer / La percepción de los trabajadores de salud mental sobre la actuación de reductor de daños

Leal, Diego Fernandes; Silva, Vanessa Alvez Mora da; Borges, Luana Ribeiro; Ebling, Sandra Beatris Diniz; Santos, Aline Ost dos.
SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog ; 17(1): 66-74, jan.-mar. 2021. ilus
Artigo em Português | Index Psi (psicologia), LILACS | ID: biblio-1280642

OBJETIVO:

conhecer a percepção dos trabalhadores sobre a atuação do redutor de danos em um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras drogas (CAPSad), assim colaborando com a problematização e transformação da realidade do cuidado aos usuários de álcool e outras drogas.

MÉTODO:

trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, de caráter descritivo, realizada com profissionais de um CAPSad da cidade de Sant'Ana do Livramento por meio da técnica de Grupo Focal Narrativo (GFN). Para realizar a análise dos dados, o conteúdo foi transformado em narrativa de grupo.

RESULTADOS:

apontou-se a discussão frente à percepção da figura do redutor de danos e sua inter-relação no cotidiano da clínica em saúde mental, apresentando potências e desafios.

CONCLUSÃO:

evidencia-se a importância do papel que a redução de danos ocupa no âmbito da Reforma Psiquiátrica Brasileira. A figura do redutor de danos no serviço é de que este profissional tem como capacidade a criação de vínculos, realização de um acolhimento efetivo e que pode auxiliar na desconstrução do estigma que o usuário de substâncias sofre perante a sociedade, sendo uma ferramenta potente para a construção e transmutação na vida das pessoas.
Biblioteca responsável: BR26.1
Selo DaSilva