Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relationship between workloads and presenteeism among nursing workers / Relación entre cargas de trabajo y presentismo entre trabajadores de enfermería / Relação entre cargas de trabalho e o presenteísmo entre trabalhadores de enfermagem

Carvalho, Deciane Pintanela de; Rocha, Laurelize Pereira; Brum, Aline Neutzling; Brum, Raissa Garcia; Bordignon, Simoní Saraiva; Barlem, Edison Luiz Devos; Tomaschewski-Barlem, Jamila Geri.
Rev. bras. enferm ; 74(6): e20210044, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1288418
RESUMO

Objetivo:

analisar a relação entre a exposição às cargas de trabalho e o presenteísmo entre trabalhadores de enfermagem no contexto socioambiental de hospitais universitários.

Método:

estudo quantitativo, transversal e analítico, com 355 trabalhadores de enfermagem de dois hospitais universitários no sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu de novembro de 2019 a fevereiro de 2020. Utilizou-se a Escala de Cargas de Trabalho nas Atividades de Enfermagem e o Work Limitations Questionnaire. Empregou-se estatística descritiva, análise de variância e teste de correlação de Pearson.

Resultados:

verificou-se correlação significativa entre as cargas químicas e a gerência de tempo; cargas biológicas e gerência de tempo, demanda física e perda de produtividade; cargas fisiológicas e demanda mental e interpessoal, demanda de produção e perda de produtividade; cargas psíquicas e demanda de produção.

Conclusão:

existe relação entre as cargas de trabalho e o presenteísmo na enfermagem, verificado por limitações e perda de produtividade.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva