Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lesiones paraprotésicas en pacientes geriátricos portadores de prótesis removibles / Paraprosthetic lesions in geriatric patients with removable prostheses / Lesões paraprotéticas em pacientes geriátricos com próteses removíveis

Yero-Mier, Ileana Maria; Rodríguez-Pimienta, Esther María; Pérez-García, Lizandro Michel; Castro-Yero, Jorge Luis de; Fernández-Serrano, Jenny Marlié.
Rev. inf. cient ; 100(4): e3462, 2021. tab
Artigo em Espanhol | LILACS, CUMED | ID: biblio-1289649
RESUMO Introdução: Pacientes geriátricos com próteses removíveis freqüentemente apresentam lesões paraprotéticas que afetam sua qualidade de vida. Objetivo: Identificar os tipos de lesões paraprotéticas em pacientes geriátricos com próteses removíveis. Método: Foi realizado um estudo observacional e descritivo em 97 pacientes de ambos os sexos, maiores de 60 anos, com próteses removíveis, atendidos na Clínica Provincial de Ensino de Estomatologia "Dr. Justo Ortelio Pestana Lorenzo "de Sancti Spíritus, por apresentar algum tipo de lesão na mucosa oral, de janeiro de 2019 a fevereiro de 2020. Foram utilizados métodos de nível teórico, empírico e estatístico-matemático para estudar as variáveis: idade, sexo, tipo de lesão. Resultados: 49,5% do universo corresponderam a pacientes de 60 a 69 anos e 66% ao sexo feminino. As lesões paraprotéticas mais frequentes foram estomatite subprotética (55,6%) e úlceras traumáticas (31,9%). Conclusões: As lesões da mucosa oral associadas ao uso de próteses removíveis foram mais frequentes nas mulheres. A estomatite subprotética foi a lesão paraprotética predominante, seguida por úlcera traumática e epúlide fissurada.
Biblioteca responsável: CU419.1
Selo DaSilva