Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construction and validation of a booklet for self-efficacy of zika virus prevention / Construcción y validación de un folleto para la autoeficacia de la prevención del virus zika / Construção e validação de uma cartilha para autoeficácia da prevenção do zika vírus

Dias, Ítala Keane Rodrigues; Lopes, Maria do Socorro Vieira; Melo, Emanuella Silva Joventino; Maia, Evanira Rodrigues; Martins, Rosa Maria Grangeiro.
Texto & contexto enferm ; 30: e20200182, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1290288
RESUMO

Objetivo:

descrever a construção e validação de uma cartilha para prevenção do Zika vírus.

Método:

trata-se de uma pesquisa metodológica, realizada em quatro etapas. Na primeira, elaborou-se o projeto de pesquisa. Na segunda etapa, realizou-se o levantamento de dados a partir de uma revisão integrativa e de uma pesquisa qualitativa utilizando três grupos focais. Na terceira etapa, desenvolveram-se o conteúdo e roteiro da cartilha. Na quarta etapa, ocorreu a validação por juízes especialistas e pelo público-alvo, usuários(as) do Sistema Único de Saúde da atenção primária.

Resultados:

construiu-se uma cartilha ilustrada, colorida, contendo histórias em quadrinhos e textos informativos. Participaram da validação 23 juízes especialistas e 31 pessoas como público-alvo, usuários(as) do Sistema Único de Saúde da atenção primária. No primeiro ciclo de validação pelos juízes, obteve-se Índice de Validade de Conteúdo global de 0,79, e no segundo, o índice aumentou para 0,85. A média percentual de concordância do público-alvo correspondeu a 99%. Na versão final, a cartilha apresenta 28 páginas.

Conclusão:

a cartilha validada apresenta elementos potenciais para melhorar a prevenção da Zika e das demais arboviroses que possuem formas de prevenção semelhantes.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva